Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Azorina vidalii na Galeria Costa

2020-01-17

Azorina vidalii recebe "jeirão" costeiro na MiratecArts Galeria Costa


  Desde 2015 que a MiratecArts vem a destacar a planta endémica açoriana, Azorina vidalii. A intervenção da artista Rocio Matosas, com pintura no Jardim dos Maroiços, aguçou o interesse por esta delicada planta florífera, pintando a sua flor em formato gigante no centro da vila da Madalena. Quando soube do projeto LIFE VIDALIA, Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, ofereceu a zona costeira, o jeirão mais perto do mar, da propriedade da Galeria Costa, para ser dedicada às plantas endémicas dos Açores. 

  Depois de alguns meses de preparação, a equipa do LIFE VIDALIA juntou-se, assim, à MiratecArts e no passado dia 15 de janeiro houve o primeiro plantio, dedicado à Azorina vidalii e a plantas acompanhantes, para criar um habitat mais acolhedor. No futuro, o projeto pretende adicionar mais destas plantas, assim como Lotus azoricus com o intuito de inspirar artistas que participam com a MiratecArts e visitam a MiratecArts Galeria Costa a construir projetos artísticos que promovam estas plantas únicas.  

  “As entidades e as comunidades locais são essenciais para o sucesso do nosso projeto. A criação de parcerias é, aliás, encorajada pelo Programa LIFE e permite transmitir os valores ambientais que apregoamos e dar a conhecer as espécies que pretendemos proteger. O objetivo é que quem se envolve no projeto continue a transmitir os seus valores muito tempo após o tempo de vigência deste. A MiratecArts, por ter um raio de ação geograficamente tão amplo e por permitir incorporar a conservação da biodiversidade açoriana à arte, vem dar a conhecer as espécies açorianas além-fronteiras e sensibilizar um público muito diversificado para a importância da conservação da nossa biodiversidade. Esta é, claro, uma parceria muito importante para nós" diz João Bettencourt, coordenador operacional do projeto LIFE VIDALIA. 

A Galeria Costa é a propriedade da associação cultural MiratecArts, que por 24 mil metros quadrados de vinhas, mata, floresta e zona costeira já apresenta mais de 40 instalações artísticas e zonas dedicadas a plantio temáticos e de apoio ao desenvolvimento de arte contemporânea.  

  O LIFE VIDALIA é um projeto de conservação cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia e com a Direção Regional do Ambiente e a Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza – Azorina, S.A. como beneficiários. Como objetivo principal, o LIFE VIDALIA pretende melhorar o estado de conservação de duas espécies endémicas protegidas pela Diretiva Habitats e consideradas prioritárias para a conservação, vidália (Azorina vidalii) e lótus (Lotus azoricus), através do restauro populacional, da melhoria dos habitats circundantes e da sensibilização e envolvimento da população local e dos visitantes. As áreas de intervenção do projeto estão distribuídas pelas ilhas do Faial, Pico e São Jorge, e as plantas para restauro populacional são produzidas no viveiro do Jardim Botânico do Faial.   

--- ---
Foto: Austeja Liu 


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

5 anos de Sorrisos de Pedra

2020-04-28 07:44:21

Novas vertentes e renovadas energias nos 5 anos...

LER +

Dias Internacionais e Concurso Desenho G...

2020-04-27 08:29:45

MIRATECARTS MARCA DIAS INTERNACIONAIS  LER +