Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Regina Pessoa recebe Prémio Estrela Atlante

2019-12-16

Regina Pessoa recebe MiratecArts Prémio Estrela Atlante


"Pela persistência e ousadia no mundo das artes, é com prazer que apresento o Prémio Estrela Atlante à cineasta portuguesa Regina Pessoa," disse Terry Costa, na sexta-feira passada, no palco do Auditório da Madalena.

Vinte anos desde o seu primeiro filme "A Noite", e depois de apresentar a retrospetiva do seu trabalho, incluindo a última obra "Tio Tomás - A Contabilidade dos dias", na quarta edição do AnimaPIX, festival de animação na ilha do Pico, o diretor artístico da MiratecArts apresentou à autora de filmes de animação, Regina Pessoa, o Prémio Estrela Atlante.

"Sinto-me privilegiada e honrada por ser a convidada 2019 do AnimaPix e por receber a distinção Prémio Estrela Atlante," admite a artista Regina Pessoa. "Aqui, nos recônditos do Mundo, na encosta da montanha adormecida na cama do Atlântico encontrei um público realmente interessado e recetivo do meu trabalho e são momentos como este que fazem valer a pena todo o esforço que dedico ao meu trabalho."

Regina Pessoa nasceu em Coimbra em 1969. Licenciou-se em Pintura na Escola de Belas Artes do Porto. Os seus filmes têm vindo a ganhar prémios e distinções por todo o mundo. Em 2019, realizou “Tio Tomás - A Contabilidade dos dias”, uma co-produção Ciclope/Portugal; NFB/Canada; les Armateurs/France, que recebeu mais de uma dúzia de prémios pelo mundo, incluindo Prémio do Júri Annecy 2019 na França e Grand Prix Animamundi 2019 no Brasil, nomeado para o principal prémio internacional de animação, os Annie Awards e há rumores de nomeação a Óscar, já que foi incluído na lista curta de obras potenciais.

"Atlante" é atribuído pela associação cultural, com sede na ilha do Pico-Açores, a um, neste caso uma artista, que se destaca por trabalho artístico realizado sem medo. "Artistas que seguem as suas paixões, não têm medo de ser diferente com seu trabalho, exemplificam o objetivo deste prémio," conclui Terry Costa na noite da retrospetiva de 20 anos de trabalho de Regina Pessoa, apresentado pela primeira vez nos Açores e incluído no programa do Dia Mais Curto (Agência Curtas.pt).

A associação MiratecArts já apresenta anualmente o Prémio Estrela Voluntária a uma pessoa que investiu do seu tempo e talento para desenvolver os objetivos da entidade cultural, em que os recipientes incluem jovens que dedicam centenas de horas à MiratecArts, enquanto que o "Atlante" é especificamente dedicado ao corpo de trabalho de um artista. Regina Pessoa junta-se assim aos primeiros galardoados com o "Atlante" que inclui o escritor/dramaturgo/argumentista Christopher Hampton e o compositor/músico Luís Alberto Bettencourt. 



DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

5 anos de Sorrisos de Pedra

2020-04-28 07:44:21

Novas vertentes e renovadas energias nos 5 anos...

LER +

Dias Internacionais e Concurso Desenho G...

2020-04-27 08:29:45

MIRATECARTS MARCA DIAS INTERNACIONAIS  LER +