Esta semana as comemorações do primeiro Dia da Viola da Terra arrancaram na ilha do Pico, no Festival Cordas.
O Festival Cordas abriu na quarta, dia 11 de setembro, e continua até domingo 15 com 20 eventos que celebram a arte dos cordofones. Na abertura do evento foi inaugurada a exposição "Tocadores de Viola da Terra no Pico", um projeto pesquisa por Terry Costa, patente até 2 de outubro, o oficial Dia da Viola da Terra, na Biblioteca Auditório da Madalena. O tocador Jorge Silva "Canarinho" apresentou os primeiros toques no instrumento mais único e tradicional dos Açores como arranque ao festival e às comemorações.
No sábado, 14 de setembro, Ricardo Melo lançou o seu CD de Viola da Terra "Entre Primas, Segundas e Toeiras" na Atlântico Teahouse e à noite, em concerto no Auditório da Madalena. No evento especial de improviso na Lagoa do Capitão a viola teve destaque, enquanto o encerramento do festival também acolhe os tocadores de viola do Pico na MiratecArts Galeria Costa.
Assim começaram as comemorações do primeiro Dia da Viola da Terra que tem programação em 7 ilhas dos Açores até ao dia 13 de outubro. Concertos, palestras, conferência, exposições e muito mais para celebrar o Dia da Viola da Terra, 2 de Outubro, porque o dia da música não é só um e os dois corações devem correr todas as ilhas e terras das comunidades açorianas um dia do ano em seu nome.
--- ---
Ricardo Melo na Lagoa do Capitão, foto por Helder Gonçalves