Já é tradição que um músico propõe evento musical no ponto mais alto de Portugal, a ilha montanha do Pico, nos Açores. Na quinta edição do Montanha Pico Festival, Nuno Carpinteiro e o seu acordeão foram atribuídos a honra do evento depois de já ter acontecido com o violoncelo de Guilherme Rodrigues, o saxofone de Luis Senra e ainda a gaita-de-foles de Ross OC Jennings, nos passados anos.
O músico português Nuno Carpinteiro compôs uma música intitulada "A Montanha" e pretende estrear ao público no ponto mais alto de Portugal. O evento está sendo planeado para sábado, 12 de janeiro, e o público está convidado a juntar-se a esta aventura, que leva em média 8 horas desde a subida da parte da manhã, a hora de concerto e pesquisa pela cratera e piquinho da montanha, terminando com a grande descida. Para se inscrever e acompanhar o músico e toda a equipa da MiratecArts e os seus parceiros guias da Épico, atiPICO e eXperience 2351, mande um email para info@mirateca.com para receber todos os detalhes para esta experiência única.
Na sexta-feira, 11 janeiro, a noite antes da grande subida, vai haver um concerto especial no Auditório da Madalena, pelas 21h, apresentando 3 Solos. Nuno Carpinteiro apresenta o seu trabalho original em acordeão; Gonçalo Cruz volta à ilha com gaita-de-foles e para apresentar a Gaita Cammino Montanha do Pico, inspirada pela própria ilha montanha; e, ainda, Luis Senra volta com o seu saxofone para uma atuação intitulada "da montanha às estrelas é já ali".
Montanha Pico Festival continua com as noites de cinema e Tardes de Chá apresentando projetos artísticos e artistas que se dedicam à temática de cultura montanhosa - mais de 20 eventos durante o mês de janeiro por toda a ilha do Pico. www.picofestival.com