...momentos para aficionados de observação de aves
2018-12-23
Azores Birdwatching Arts Festival proporcionou grandes momentos para aficionados de observação de aves
A segunda edição do Azores Birdwatching Arts Festival terminou no passado fim de semana, na ilha do Pico. Exposições de fotografia de Rúben Coelho e de Pedro Silva, apresentando mais de 50 espécies de aves que habitam ou visitam os Açores, continuam na Foto_Galeria, Bombeiros da Madalena, aberto 24 horas, até à primavera.
O evento de encerramento desta edição foi o dia de Observação e Expedição Fotográfica pela ilha montanha. "Dia muito bem passado, na companhia de amantes de fotografia e das aves" expressa Rúben Coelho. "O tempo bem que tentou dificultar, mas conseguimos contornar os locais com as condições climatéricas mais desfavoráveis e colocar em prática algumas técnicas para obter bons registos fotográficos das aves que fomos encontrando por diferentes habitats da ilha do Pico."
Nuno Gonçalves foi catalogando as espécies e registando no programa online ebird. Num dia nublado conseguiu-se 28 espécies e uma doméstica, incluindo algumas que no ano anterior não se tinha observado, como por exemplo o Maçarico-bique-bique (Tringa ochropus) e Gaivota de bico riscado (Larus delawerensis).
No final de sábado, Carlos Pereira e Cecília Melo apresentaram seu livro "As Aves do Cabo da Praia" entre uma conversa animada sobre a temática de observação de aves. Assim, MiratecArts, a organizadora deste festival anual pretende continuar com alguns programas já iniciados e ainda desenvolver novas propostas de artistas e de aficionados de observação de aves. "Este ano tivemos uma turma de alta a participar neste evento e esperamos que em cada ano mais pessoas se juntem nesta aventura com a natureza e nos programas artísticos que incentivam uma atividade que tem potencial para ser muito mais alargada nos Açores" conclui Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts.