Dracontos invade Museu do Vinho do Pico
2018-12-18
Dracontos invade Museu do Vinho do Pico
Dracontos - à Sombra do Dragoeiro é um ciclo de contadores de histórias da diversidade cultural. A primeira edição, a acontecer no Museu do Vinho do Pico, dias 20 e 21 de dezembro às 10h e 11h da manhã, é aberta ao público em geral, em especial aos mais novos.
Dracontos é um programa desenvolvido pela MiratecArts em parceria com RJ Anima. Este novo programa começou de uma ideia quando os diretores das duas instituições se juntaram no Pico, a propósito do festival internacional de artes, Azores Fringe, no meio do Santuário dos Dragoeiros no Museu do Vinho do Pico. Adriano Reis da RJ Anima e Terry Costa da MiratecArts pretendem voltar aos dias "quando se contavam estórias na soleira das portas." Assim, Adriano Reis convidou Lucrécia Alves e Cecília Guerra para se juntarem nesta primeira edição.
"A paixão e o amor pelas histórias cativaram-me para a transmissão da palavra, partilhando a minha identidade crioula/africana" explica Adriano Reis. "É neste diálogo intercultural que encontrei o caminho para trabalhar a educação e a integração no contexto da diversidade cultural."
MiratecArts convida as famílias para visitarem o Santuário dos Dragoeiros, no Museu do Vinho do Pico, para este novo programa durante as férias escolares. "É uma oportunidade para pais, mães, avós ou amigos trazerem os mais pequenos e visitarem um local icónico na nossa ilha, uma experiência única com contos nas portas largas do museu, na janela e namoradeira, no meio do anfiteatro natural que a natureza nos deu com os dragoeiros e ainda aprenderem estórias de outras terras e de outros tempos" assim incentiva Terry Costa. Dracontos tem o apoio da Direção Regional da Cultura através do Museu do Pico e da Direção Regional das Comunidades.