Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

notas curtas

2018-11-11

Festivais Montanha e Cordas nomeados a Prémios Ibéricos

Iberian Festival Awards celebram o que há de melhor no mundo profissional de festivais na Península Ibérica. Os prémios na sua generalidade são dedicados a festivais de música, o qual o Festival Cordas já se habituou a receber nomeações depois de ter ficado na lista dos TOP 10 melhores novos festivais na edição de 2017. Este ano o Festival Cordas tem nomeações em cinco categorias: Melhor Pequeno Festival, Melhor Programação, Melhor Programa Cultural, Melhor promoção Turística e ainda Contribuição a Sustentabilidade.
A quarta edição dos prémios, a ser apresentada em Vigo, Galiza, no próximo mês de Março também apresenta uma categoria dos prémios dedicada a festivais não-musicais. É aí que o Montanha Pico Festival se destaca e recebe nomeação para Melhor Festival na Península Ibérica, em que sua programação não é baseada na arte musical.
Iberian Festival Awards é um projeto da APORFEST - Associação Portuguesa de Festivais de Música, que também apresentam o Talkfest, ao qual Terry Costa foi convidado como conferencista para a edição de 2019 a acontecer no Museu das Comunicações em Lisboa. Esta iniciativa visa reforçar as relações ibéricas, otimizar, dinamizar e operacionalizar díades eficazes entre os dois países.

MiratecArts levou os Açores ao mundo da música 
Foi a primeira vez que os Açores estiveram visíveis na WOMEX, a maior e mais importante feira de músicas do mundo. Em Las Palmas, Gran Canária, através da presença de uma montra dedicada ao projeto Hoje Açores Today e ainda ao Festival Cordas, destacando a MiratecArts e promovendo os Açores como destino de trabalho de cultura artística, conseguiu-se chegar a um novo mercado. 
O evento de 5 dias provou ser o encontro musical mais diversificado do mundo, acolhendo 2.700 profissionais de música de 92 países, mais de 60 artistas musicais no palco, filmes, sessões de conferência, oportunidades de orientação com especialistas, incluindo mesas redondas, reuniões de rede, apresentações e concertos num programa de 16 horas diárias.
Os artistas participantes na campanha, Hoje Açores Today, fazem parte da plataforma www.discoverazores.eu liderada pela MiratecArts e com o apoio da Direção Regional do Turismo dos Açores. Nesta primeira fase participaram: BekaWak, Bia, Bruma Project, Bruno da Rosa, Fat of the Land, Horta G, Hugo Almeida, João da Ilha, King John, Luís Alberto Bettencourt, Luís Barbosa, Myrica Faya, Nina, Rafael Carvalho, Raquel Dutra, Ronda da Madrugada, Sara Cruz, Sonasfly, Swift Triigga, e WE SEA.

Corpo Body Artfest
Corpo Body Artfest é o novo projeto da MiratecArts para 2019. Este programa vai-se enquadrar no maior festival internacional de artes nos Açores, o Azores Fringe. A primeira edição do Artfest dedicado ás artes corporais, está marcada para 20 a 22 de junho, na ilha do Pico. "Desde a pintura facial e corporal, à tatuagem e piercings, tudo que os artistas decidirem faz parte de arte corporal é bem vindo" anuncia Terry Costa, o diretor artístico da associação. "A criatividade, a democracia de participação e o apoio ao desenvolvimento através das mais variadas formas de arte é o objetivo de tudo o que fazemos desta ilha para o mundo." 
"Nunca é tarde demais para entrar na fantasia é o mote deste novo programa que foi incentivado pela participação do artista Vitor Oliveira no maior festival de pintura corporal, o World Bodypainting Festival, que aconteceu na Áustria, no passado verão. O júri internacional classificou o trabalho de Vitor Oliveira e deu a Portugal a posição #15 de entre mais de 50 países participantes. Vitor Oliveira é colaborador da MiratecArts desde o seu início e no Corpo Body Artfest pretende liderar workshops assim como apresentar novo trabalho de pintura corporal. 

Bruma Project no Triângulo
Bruma Project é um novo projeto musical liderado pela cantora Sara Miguel que apresentou o seu primeiro CD no mês de novembro, incluindo concertos no
Auditório Municipal das Velas, São Jorge, Auditório da Madalena, Pico e no Teatro Faialense na Horta, Faial. Musica açoriana apresentada com novos arranjos para uma banda de jazz que incluiu os músicos Roberto Rosa (trompete e fliscorne), Luís Senra (saxofone tenor), Michael Ross (contrabaixo), Gonçalo Moreira (piano), Mário Costa (bateria) e Zeca Sousa (guitarra e viola da terra), acompanhados por convidados especiais.
MiratecArts apoiou a estreia do Bruma Project com a presença da Viola da Terra do Cordas, assim como em promoção. Bruma Project faz parte da campanha Hoje Açores Today, 20 projetos musicais açorianos para além fronteiras.



DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Ilha do Pico também tem Linha Vermelha

2018-12-11 23:27:51

Ilha do Pico também tem Linha Vermelha LER +

25 countries participated #mountainsmatt...

2018-12-10 10:46:28

25 countries competed for the exhibition at the...

LER +