Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Nas escolas com Cordas

2017-09-19

Programação do Cordas foi às escolas da Madalena


Cordas, o festival de músicas do mundo, que teve lugar na Madalena do Pico, na semana passada, além dos concertos diários tinha uma programação de 8 eventos nas escolas. Mais de 400 crianças e adolescentes participaram nos workshops e apresentações musicais com instrumentos e sonoridades de várias partes do mundo.

"Para mim, a arte é um direito" diz Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, entidade organizadora do festival. "As artes sempre fizeram parte da minha vida e, assim, desejo que estejam presentes na vida de toda a população. É através das artes que conseguimos aprender e compreender melhor outros povos."

A Yanan apresentou o instrumento mais antigo China, enquanto Eran Zamir trouxe os sons do Médio-Oriente e o Maninho músicas para crianças com um toque brasileiro. Desde a creche, jardim de infância e até aos mais graúdos na Escola Cardeal Costa Nunes, o Festival Cordas é uma mais valia para o desenvolvimento cultural artístico desta juventude, dos futuros líderes da nossa região.

"A arte não é algo só para decoração ou para babar as elites culturais" afirma o fundador do Festival Cordas. "Quanto mais presença tem no dia-a-dia dos mais pequenos, mais desenvolvimento acontece. Se é o lado direito do cérebro que nos dá mais criatividade, imaginação, serenidade, visão global, capacidade de síntese e facilidade de memorização, então temos que o eletrificar cada vez mais. Com os programas da MiratecArts tentamos complementar o que as nossas escolas já apresentam, mas, e mais importante ainda, ir mais além deixando a criatividade sem limites. O Balão do João e bonecos da Disney não são suficientes para acordar o que cada indivíduo tem para dar ao mundo."

O próximo projeto da MiratecArts, na vila mais jovem da ilha montanha, é o AnimaPIX, festival de animação no Pico. O festival será apresentado em breve, mas o diretor artístico já avança que pretende trazer as escolas ao Auditório da Madalena para, não só, mostra dos últimos filmes de animação, mas, também, uma programação que inclui Japanimation e até animadores ao vivo.

--- --- 
Foto: Patrycja Malinowska


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Parcerias, um sucesso para MiratecArts

2017-10-22 09:44:38

Parcerias alimentam programa de aventuras Mirat...

LER +

Pedro Silva no Azores Birdwatching Arts ...

2017-10-17 21:39:08

Fotógrafo Pedro Silva destacado no Azores Birdwat...

LER +