Cordas, o festival de músicas do mundo, está a decorrer na vila da Madalena, ilha do Pico até 18 de setembro. Organizado pela associação MiratecArts em parceria com a Câmara Municipal da Madalena, este é um projeto único no país, celebrando a arte dos instrumentos de corda. Uma exposição, conversas, apresentações de filmes e livros são eventos paralelos a uma vasta programação de concertos, abertos ao público, em geral, todos os dias desta semana.
No domingo 11 de setembro, na abertura oficial do Festival Cordas, o diretor artístico da MiratecArts recebeu um presente. Raimundo Leonardes, um dos mais jovens luthiers da região, apresentou uma Viola da Terra muito especial. Com toda a sua simbologia tradicional, a viola também adorna a imagem do Cordas - World Music Festival. A Viola da Terra dos Açores, a viola dos dois corações, é o instrumento mais singular da região e, desde que o povo se lembra, sempre fez parte do quotidiano da sociedade açoriana.
Terry Costa pretende apresentar esta viola nas escolas do Pico, ainda durante o Festival Cordas, como incentivo para que os jovens agarrem o instrumento e o façam parte do seu dia-a-dia. "Gostava de ver mais jovens, e em especial mulheres, a pegar na Viola da Terra, aprender a tocar, seja em eventos tradicionais ou mesmo a criar novos grupos que desenvolvam o instrumento mais açoriano para concertos originais. A viola merece, a nossa cultura está a pedir este arranque e desenvolvimento e a MiratecArts está aqui para incentivar e ajudar isso acontecer."
Raimundo é o primeiro luthier a aplicar a amplificação às violas da terra e este ano frequentou um curso de luteria no Brasil. Na sua apresentação falou sobre esta experiência e sobre a construção de violas, mostrando moldes e os passos que segue para construir o som da cultura açoriana.
Para mais informação sobre o festival visite www.festivalcordas.com
Foto: Elisabete de Sousa. Luthier Raimundo Leonardes e Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts